Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





quinta-feira, 8 de março de 2012

Paredes do Coração


Em Ezequiel 13 vers. 11 e 12 fala de paredes feitas com argamassas não temperada e o senhor continua dizendo a Ezequiel, que haveria uma grande pancada de chuva, pedras grandes de saraiva,e um vento tempestuoso. E que estas paredes fenderiam e cairiam.
Ponha mão no teu coração e feche os teus olhos.



Pai, em nome de Jesus eu abençôo estas mulheres, e profetizo como ministra e serva do senhor, quando lerem cairá uma chuva torrencial de águas curadoras que vem do trono de deus. E derrubará todas as paredes que aprisionam estes corações e em nome de Jesus haverá restauração de deus pra todas elas amém.

Quantas de nós ou poderia dizer todas nós já levantamos paredes de auto defesa em torno do coração, e buscamos com isso reduzir as possibilidades de sermos feridas mas uma vez. E na maioria dos casos essa proteção acaba se transformando nos paredões de um cárcere pessoal que aprisiona nossa verdadeira personalidade.mas eu creio, em nome de Jesus cairão por terra todos os paredões dos traumas , da frustração, dos conflitos, da insegurança que te causou prisão interior e o senhor Jesus vai restaurar os muros, ele vai restaurar o altar do seu coração e vai alinhar com o prumo de deus, e você vai a partir de hoje andar com firmeza e estabilidade em nome de Jesus.a bíblia nos fala em II crônicas 29 vers. 1 ao 11 de um rei que começou a reinar aos 25 anos de idade, ele foi rei em Jerusalém por 29 anos e fez o que era reto diante do senhor.
De que rei eu estou falando?
 Ezequias.

Diz a bíblia que no primeiro ano do seu reinado o rei ezequias abriu as portas da casa do senhor e as reparou, chamou os sacerdotes, os levitas e ajuntou-os em uma praça e disse.santificai-vos, é tempo de viver vida de santidade, e também santificai a casa do senhor deus de nossos pais, e tirai de dentro dela toda a imundice, todo o pecado porque é tempo de santificar é tempo de tirar toda roupa suja, é tempo de tirar as mascaras e maquiagens e chegarmos diante de deus com o rosto limpo, como se estivéssemos olhando para um espelho.

O rei ezequias esta nos dizendo o seguinte: chega de irmos a igreja mascarados, dizendo a deus o que ele quer ouvir, enquanto estamos mentindo para nós mesmos, pois nossos corações estão muito longe desta verdade.
Deus quer ouvir algo sincero de nossos corações.
As vezes falamos muito e em nada mudamos nossas atitudes, mas a transformação de vida é o que importa para deus, pois é esta transformação que demonstra o que ha em nossos corações verdadeiramente.

O senhor te diz: é tempo de limpar a casa, é tempo de limpar a casa, e você templo do espírito santo de deus e ele quer habitar na sua plenitude dentro de nós, mas ele não pode habitar numa casa suja, cheia de pecado, é preciso limpá-la.

Se nossos corações estiverem voltados para nossas próprias almas, buscando prazeres que satisfaçam nossa carne, é porque ainda não estamos santificados.
Vamos ler em Jeremias cap.17 vers. 9 e 10.

O profeta Jeremias aponta o coração como uma das principais fontes de profecias falsas, mas nem sempre o vemos como tal, muitas pessoas são desencaminhadas pela voz tranqüila, silenciosa do coração. 

Há pessoas que confiam no seu próprio coração julgando confiável e digno de crédito, quando, no entanto a bíblia nos afirma que ele é enganoso, que ele emite sinais falsos e enganosos, e muitas vezes sem que nos demos conta disso alguns chegam até dizer:olha se eu não sentir no coração que é verdade então é melhor eu não acreditar.

Querida, este falso conceito da ao coração a perigosa condição de autoridade suprema e por isto muitos são enganados. Muitas pessoas erguem em seu coração paredes de proteção, para se protegerem dos perigos emocionais e sentimentais e até dizem.
Sem tais paredes ninguém sobrevive.

Precisamos aprender a fazer distinção entre está voz enganosa que vem de uma alma ansiosa, inquieta e de um coração duvidoso, e discernir a voz que vem de deus.
Em João cap. 14 vers. 1 o senhor nos diz: não se turbe o vosso coração crede em deus credes também em mim.

A muitos motivos para os nossos corações estarem turbados, entre eles o medo, a insegurança, violência, desemprego, sofrimento, perda de um ente querido, divórcio, problemas de saúde e por ai a fora.

E diante dos problemas, enfrentados das tempestades que se levantam, muitas pessoas elaboram seu próprio sistema defensivo, e é isto que eu chamo de paredes.
A mulheres que em seu estado de cegueira espiritual, não enxerga sua vulnerabilidade nem percebe que as paredes no seu coração a impedem de ter relacionamentos afetivos e profundos.
Quantas mulheres estão limitando seu futuro e crescimento por causa de um medo ou ressentimento.

Provérbios 4 vers.23 diz que: sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procede as saídas da vida.

Quantas mulheres estão com o seu coração aprisionados em fundamentos falsos porque quando eram crianças ouviam palavras duras como: você não faz nada direito, você é mole demais, é lenta demais para aprender ou então uma frase talvez comum entre mães quando diz para filho: você nunca arruma seu quarto.

Esta pessoa cresce acreditando que é uma garota desmazelada, feia e burra porque sua identidade foi baseada nos comentários que ouviu.
Há mulheres que baseiam sua identidade naquilo que realizam e no seu desempenho, se ela não consegue realizar aquilo que planejou que sonhou em fazer, ela passa a se sentir fracassada frustrada e se torna critica consigo mesma sempre se cobrando.outras baseiam sua identidade no que possuem ou tem, ela sofre de uma necessidade insaciável de adquirir coisas e quando não estão bem consigo mesma, saem as compras, elas lutam com a tendência de comparar o que tem com o que outras possuem.

Ha mulheres que baseiam sua identidade sobre o que acham de sua aparência passam inúmeras horas a frente do espelho.
É uma insegurança tão grande, pois elas trocam de roupa diversas vezes e gastam muito dinheiro com produtos de beleza, a uma necessidade desta pessoa se sentir atraente se auto afirmar ser aceita através de sua aparência.

Ha mulheres que na sua infância passaram por abuso sexual quando isto acontece eles enfrentam sentimentos de indignidade tem a sensação de estarem sujas ou impuras, e quando a criança é abusada vem um espírito de medo sobre ela que a impede de contar aos pais, porque se acha culpada ou fica com medo de ser castigada, de apanhar ou de não acreditarem nela, todas as mulheres que passam por esse trauma, acabam carregando um fardo de culpa sobre si, e então vem os bloqueios, e as paredes começam a se formar em torno do coração.

Como é que um abuso sexual acontecido na infância pode estar te afetando hoje.
Se você tem a sensação de ser um objeto ou uma mercadoria na vida do seu marido.se você sente culpa, medo,depressão,
Baixa auto estima, ira, reprimida,incapacidade de confiar nas pessoas,dificuldades com o auto domínio e controle.

E mais, existem alguns sintomas sexuais que também ficam evidentes na vida de uma pessoa que foi abusada sexualmente.
Vou relacionar alguns: falta de desejo ou inibição sexuais no casamento.Disfunções sexuais, dor nas relações sexuais, incapacidade de sentir prazeres, promiscuidade, problemas de identidade sexual, atração por atividades sexuais ilícitas como: filmes pornográficos, revistas, sites.
Querida precisamos pedir ardentemente ao senhor, que a luz de deus se acenda em nós e nos conscientize daquilo que estamos escondendo por trás de uma parede.

O senhor Jesus ele quer curar causas e não efeitos, ele quer ir na raiz do problema na origem dele.
Precisamos pedir clamar a deus pelo seu auxilio, pedir ao espírito santo que jorre a sua luz nos nossos pecados que ainda não foram tratados.

Mas quero que você saiba disto: quando passamos pelo tratamento de deus,quando desejamos ardentemente a cura da nossa alma dos traumas vividos tenha certeza de uma coisa, ira começar uma turbulência em nossa alma, e quando você começar a clamar, começa se formar uma tormenta dentro de nós. E quanto mais você ora, mais ela se intensifica. Porque para que haja cura em seu coração o senhor precisa mexer na ferida, aquelas feridas purulentas, mal cheirosas de tantos anos é preciso que seja limpa, tirada todo pus. 

Mas quando você se submete a este tratamento, os tijolos das paredes começam a ruir a se soltar e outros vão caindo até todas as paredes do seu interior desabarem. E quando isso acontece, ficamos alarmadas, temerosas e outras vezes nos sentimos arrasadas.porque, mexer na ferida dói, mas esta dor é necessária para que haja cicatrização e restauração nas áreas afetadas e então quando a poeira daquelas paredes se assentam você pode assumir duas atitudes.

1- ficar revoltada, sacudir o dedo no rosto de deus, dizer que ele é injusto infiel, arbitrário e que não te ama ou.
2- você pode abaixar a cabeça o rosto molhado de lágrimas proveniente de um coração quebrantado e contrito que o senhor nunca despreza.
Se você assumir a primeira atitude, de não querer se posicionar, "não expor as feridas para serem cuidadas, limpas saradas então você vai se levantar e reconstruir paredes mais grossas e fortes em torno destas feridas e traumas.

Agora, quem se submete à segunda atitude que é humilhar diante de Deus e confessar os seus temores traumas, frustrações, confessar a dor da vergonha à dor da rejeição, confessar o orgulho à arrogância, prepotência então esta pessoa se levanta no meio dos entulhos dos tijolos que estão desmoronando e se erguem para uma nova vida livre das paredes do passado. Querida, o que você aprendeu na ultima tempestade que te sobreveio, será que precisa passar por outra para que aprenda a lição e tome o rumo certo.Em Amós 5:19 "é como se um homem fugisse de diante do leão e se encontra-se com ele ou urso, ou como se entrando em uma casa a sua mão encostasse a parede e fosse mordido por uma cobra".

Aqui o profeta Amós mostra-nos a estratégia que satanás usa contra as paredes da nossa personalidade na tentativa de roubar nossa herança.
Este versículo que acabamos de ler que fala do leão do urso e da cobra traz-nos uma revelação tremenda.

Imagine comigo agora a seguinte cena: de madrugada antes do alvorecer e os campos ainda molhados de orvalho um lavrador sai de sua casa e caminha apressadamente por uma estradinha sentindo, no rosto o ar fresco da manhã, a cabeça dele esta cheia de idéias sobre o que vai fazer no dia que se inicia.Mas, de repente ao atravessar um pequeno arvoredo ele tem a sensação de que a algo por perto.

Então ele Poe-se a escutar atentamente para ver se percebe ou descobre quem o que está ali, mas não ouve nada, tudo é silencio então ele da um suspiro de alivio e recomeça a caminhar.Mas, de repente subitamente um leão forte sae do meio das arvores e vem em sua direção. O homem começa a correr com toda a adrenalina sae correndo pelo caminho e só para quando percebe que o animal ficou pra traz, então ele recobra fôlego e se acalma um pouco.

Então ele decide ir de novo para o campo, mas agora não pela mesma estrada ele segue agora por um outro caminho e em passos rápidos o lavrador vai andando por entre pedras e rochas, mas no momento em que ele vira uma curva ele vê bem a sua frente barrando a sua passagem um urso enorme urrando e ameaçador. 

Apavorado, o lavrador fica um instante paralisado, mas consegue virar-se e voltar correndo para a sua casa, quando ele chega em sua casa exausto, esgotado ele se se encosta à parede para recuperar as forças, mas assim que ele relaxa e baixa a guarda surge na parede uma cobra e com o bote rápido ele enterra as presas no braço dele.

Este homem conseguiu escapar dos dois inimigos externos, mas foi vencido pela serpente sorrateira que estava dentro da sua casa.
O leão e o urso representam nossos inimigos externos, enquanto a cobra representa um inimigo interno que nos ataca por meio da nossa personalidade, por meio de um coração doente, por meio do nosso emocional não equilibrado.

Muitas vezes o inimigo somos nós mesmos, ou melhor, dizendo é o que esta dentro de nós mesmas enraizado no coração e na alma.
São paredes que levantamos em torno de nossos corações e é atuando sobre ela que satanás tem as melhores oportunidades de destruir relacionamentos, casamentos, famílias, igrejas e até a sociedade e principalmente a comunhão com o senhor.

Se compreendermos bem como somos, e como as coisa se passam em nosso interior poderemos fazer com que a nossa personalidade esteja a serviço do senhor Jesus em vez de estarmos escravizadas as instáveis manifestações do nosso ego.

A pessoas que tem uma personalidade tão emparedada que acabam prisioneiras das paredes do seu coração.
Querida, cada vez que você repete determinada atitude negativa em tua vida, ela se solidifica um pouco mais se tornando um hábito, é assim que vamos acrescentando tijolos a esta parede.
A pessoas que sofrem traumas emocionais tão fortes que chegam a emparedar toda uma área do seu ser com o objetivo de evitar que a magoe de novo.

Mas quero te dizer que esta parede pode te proteger até certo ponto, mas também isola parte da sua personalidade prejudicando sua capacidade de amar de confiar nos outros e de ter bons relacionamentos.E quanto maior for à área isolada, mais sérios serão os sintomas, e mais difícil será saber como somos e porque temos as reações que temos.
Todas as vezes que levantamos paredes de proteção em torno de nossos corações, isto nos traz distorções de caráter emocional.

De repente você esta se perguntando: eu não tenho nenhuma parede no meu coração, eu não tenho nenhum problema assim, mas eu quero que você preste atenção e analise os sintomas de uma parede que eu vou dizer aqui. E veja se algum tijolinho desta parede se enquadra no seu coração.

A parede que eu quero falar é a da rejeição dos tijolos que compõe esta parede é: tristeza, auto compaixão, auto depreciação, depressão, apatia, complexo de inferioridade, insegurança, senso de inaptidão (incapacidade), sentimento de culpa, amortecimento, agonia, distinção, desanimo, desespero.

Agora vou falar da parede da revolta tijolo a tijolo:
Agressividade, presunção, sofisticação, exultação, complexo de superioridade, espírito competitivo, posição de domínio, inflexibilidade, manipulação, teimosia, resistência ao aprendizado, amargura, ressentimento, espírito de critica, espírito controlador, personalidade possessiva.
Eu os trouxe quatro tipos de pessoas com personalidades manipuladoras para analisarmos.

 E a primeira é:

Manipulador ativo

O único pensamento dessa é manter o controle da situação a qualquer preço, quer ser o maioral e estar por cima de tudo. Vive ressaltando seus pontos fortes e nunca reconhece suas fraquezas. No relacionamento com outros sempre aparece como o mais forte procurando tirar vantagem todas as vezes que puder.

Manipulador passivo

É mais difícil de ser detectado, pois sua estratégia de manipulação é dissimulada. Seu objetivo não é exercer o controle, mas sim, evitar ofender os outros e para isso ele assume o papel de sofredor, do carente, e muitas vezes utiliza o tijolo da autopiedade, no objetivo de passar por coitadinho e assim obter o que deseja, faz-se de infeliz e nessa condição manipula os outros para satisfazer sua carência afetiva.

Manipulador competitivo

Este é um pouco mais versátil, por vezes age como o dominador e em outras como o sofredor, dependendo da situação que ele estiver, é só uma questão de mudança tática, é mais habilidoso e chega ser um profissional na arte de criar formas de manipulação, seu objetivo é ganhar seja em que posição for.

Manipulador indiferente

É aquele que se distingue dos outros por não gostar de ser o maioral nem o sofredor. Alias ele até diz que não se importa com posição mas quando ele afirma isto, na verdade ele esta manipulando a si mesmo de forma sutil, negando-se a admitir o que sente, engana-se a si mesmo. Na verdade ele se porta e se interessa sim pelo que acontece ao seu redor. Mas ao negar e reprimir esses sentimentos ele manipula a si próprio.e diz faz tudo em nome do amor.
Mas, em nome de Jesus, você vai derrubar as paredes que aprisionam você e reconstruir sua vida de acordo com o prumo de deus.

Prumo de Deus

Vamos ver o que diz em Amós 7:7 que fala sobre o prumo de deus: "mostrou-me também isto: eis que o senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão".
Precisamos passar pelo prumo divino para que haja restauração no altar do nosso coração.
Se você se dispuser a viver segundo o prumo divino, terá de aceitar a cruz de cristo.
Temos de crucificar os desejos carnais, e impuros que nos inspiram a sempre fugir de algo que nos desagrada, temos de nos dispor a purificar-nos dos velhos desejos e seguir os novos em verdade e amor, fazendo perecer na cruz de cristo o egoísmo, o egocentrismo, a lascívia e a ganância, para que cristo vivo em nós. Jesus diz "quem acha a sua vida, perdê-la-á, quem, todavia perde a vida por minha causa acha-la-á".

Queridas, o altar é o lugar onde nos reconciliamos com Deus, onde começamos a assumir a nossa culpa pelo nosso pecado e a experimentar a redenção.
O altar é lugar de confissão, sacrifício, arrependimento, perdão.
O altar é o lugar de expiação, aceitação, libertação, de cura, proteção e sangue.
No momento em que recebemos a Jesus cristo como nosso salvador, chegamo-nos ao altar.
Contudo isso não significa que nunca mais pecaremos. 

Nós pecamos sim, mas muitas vezes deixamos de voltar ao altar e por causa disto os "pecadinhos" vão se acumulando em nossa vida e, não confessados, eles ocasionam separação entre nós e deus, e depois de algum tempo já não conseguimos mais ouvir a voz de deus e nosso amor por ele começa a declinar.

E então:

O mato cresce de tal forma em roda do altar do nosso coração, que este quase desaparece no meio dele, e para encontrá-lo de novo precisamos de uma poda, utilizar um facão.
Para que ocorra a restauração, precisamos nos arrepender, confessar nossos pecados e voltarmos ao altar e termos plena comunhão com Deus.

Todos nós, a cada vez em que pecarmos precisamos caminhar por aquela estradinha que nos leva ao altar, deus nos conclama a ser santos como ele é santo e sem santidade ninguém verá o senhor.

Precisamos levantar um altar em nosso coração.

Deus quer corações quebrantados, que adorem a deus, que goze de uma comunhão com ele.
Deus quer muitas vezes que deixemos tudo entrarmos em sua presença para adorá-lo e estar em silêncio diante dele, e é ai que nos fortalecemos, que temos nossas forças restauradas e aprofundarmos o relacionamento com ele. 

Deus está à procura de corações dedicados.


Coração firme na sua palavra
Coração comprometido com a oração
Coração obediente
Coração que serve, que se submete.
Coração que ama
Coração que ora fervorosamente
Coração que faz da casa um lar
Coração que zela pelo lar
Coração que cria ordem do caos
Coração fortalecido pelo crescimento espiritual
Coração enriquecido pelo regozijo do senhor
Coração que demonstra cuidado
Coração que encoraja
Coração que estabeleça prioridades
Ou seja: deus quer mulheres segundo o seu coração
O senhor te diz neste momento.
Filho meu, dá-me o teu coração.
Deus quer o centro da tua vida nas mãos dele.
Que é o teu coração.


Texto de: Silvia Cilento

Nenhum comentário:

Postar um comentário