Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O poder das nossas escolhas

E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada. (1 RS 18:21)
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelEscolhas: somos produtos delasEscolhas: somos produtos delas
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.(Mt 6:24)

Sabemos que em tudo na nossa  vida  nós passamos por escolhas. E as escolhas fazem parte da nossa vida. A vida é cheia de escolhas. Escolhemos desde a roupa que iremos nos vestir até o curso que iremos fazer. Escolhemos nossos relacionamentos, nossas amizades, nosso cônjuge e etc..
Enfim, os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas.

E o que você é hoje é consequência das escolhas que você fez no passado.
Sendo assim as escolhas que você fizer hoje, também mudará o seu futuro.
Por exemplo, o fato de estar  lendo este artigo foi uma escolha que você fez.
E também a questão de prosseguir em  ler é uma decisão somente sua.

Eu não sei qual foi a sua motivação em ler este texto, porém , o que sei é que o importante não é a motivação de ler que vai fazer a diferença para você , mas é sua decisão de praticar o que se lê é o que muda a sua vida.

Assim também é a Palavra de Deus para aquele que pratica.
Nesse estudo veremos que aquilo que muitas vezes pensamos, seja certo ou errado, influencia nas nossas escolhas. E como nossas decisões influenciam a nossa vida.

E as Escrituras em muitos de seus textos relatam exemplos de escolhas que mudaram vidas e  destinos. E através desses exemplos podemos também tirar algumas lições para as nossas próprias escolhas. Abaixo alguns exemplos de escolhas:

1)A escolha pelo pecado da desobediência – Desde o principio da humanidade vemos que o Senhor nos deu o livre arbítrio de escolher. Porém o Senhor nos direciona sempre a obedecer a sua voz, porque da mesma forma que Ele dos deu a escolha certa, também nos dá a sabedoria para poder escolher da melhor maneira.

No Éden , os pais da humanidade foram instruídos por Deus a comerem de toda árvore , mas a NÃO comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal qu, ue estava no meio do jardim. (Gn 3:3).
Porém, foi justamente essa árvore que eles comeram, ouvindo assim a voz da serpente (satanás). Em três afirmações da serpente a Eva vemos a indução de Satanás.

Na primeira afirmação ele disse:
“E assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1)
Nesta primeira afirmação vemos o inimigo colocando “DÚVIDA” a palavra de Deus.
Na segunda afirmação ele disse:
Então a serpente disse a mulher: “Certamente não morrereis”.

Nesta segunda afirmação ele colocou “DESCONFIANÇA” a ordenança divina e a aliviou a consequência da transgressão. O diabo disse: “Se comerdes é CERTO que não morrereis”. (Gn 3:4).
Muitas vezes as bandejas que o inimigo oferece visa nos ludibriar e desconfiar de Deus para que não obedecemos

Na terceira afirmação o inimigo declarou:

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus sabendo o o bem e o mal (Gn 3:5).
Nesta afirmação o inimigo aguçou a “CURIOSIDADE” de Eva, para que ela pecasse. É assim que o inimigo ainda faz , ele coloca curiosidade para que a pessoa caia e com isso deixe de ter comunhão com Deus.

Vemos nestas três afirmações que o inimigo através da serpente induziu que eles fizessem a escolha errada. Ele fez com que eles pecassem colocando dúvida, desconfiança e curiosidade a eles.

Queridos, existem basicamente 3 fases da tentação e do pecado que geram:

A DÚVIDA com relação a palavra de Deus
a DESCONFIANÇA diante das suas promessas.
a CURIOSIDADE daquilo que escondido(oculto).

Através disso, o Diabo introduziu a humanidade a incredulidade e a desobediência.

Creio que o maior pecado que cometemos é quando não cremos no que diz o Senhor.
E é isso que inimigo quer, que não creiamos em Deus, nem que obedeçamos seus mandamentos, para que nossas decisões sejam precipitadas e nossos caminhos sejam tortuosos. O inimigo sabe que se fizermos escolhas erradas, isso vai influenciar toda a nossa vida.

Queridos, diz as Escrituras que há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
(Pv 14:12).

Também diz que o salário do pecado é a morte.(Rm 6:23).

Apesar disso, sempre existe uma solução vinda de Deus. A palavra de Deus diz que “ se pecarmos temos um advogado diante de Deus(1 Jo 2:1), porém não devemos usar isso como regra, mas como uma excessão. Devemos procurar sempre fazer o certo.

Devemos, portanto, entender as consequências de nossas escolhas. Não podemos ficar em cima do muro no que se refere a escolhas importantes.

Temos o livre arbítro de escolher o melhor, embora sempre tendenciamos a escolher o errado e pecar. Devemos decidir em que lado devemos ficar e saber das consequências que isso acarreta.
Devemos decidir em que caminho devemos seguir e quem nós iremos servir.

Pois assim diz as Escrituras que aquele que é nascido Dele não vive pecando,mas aquele que permanece Nele é a divina semente.

Este não pode viver pecando. Aquele que vive pecando não o viu e não o conheceu(1 Jo 3:6;9).
E nisso são manifestos os que são e os que não são Filhos de Deus.(1 Jo 3;10).

Deus não ouve a pecadores e as nossas transgressões fazem separação entre nós e o Senhor, mas diz a palavra de Deus que se alguém é temente a Ele e faz a sua vontade ele ouve(Jo 9:31; Is 59:2

O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar(Dt 30:19-20)
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
2) A Escolha de obedecer e andar pela Fé – Diz as Escrituras que Abraão não conhecia a Deus, mas resolveu ouvir a Deus em obediência pela fé a um lugar que Deus mostraria. Diz as Escrituras que pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.(Hb 11:8).

Deus quer que façamos a Sua vontade indo a um lugar que Ele deseja. Na verdade , Deus tinha um propósito na vida de Abraão. Deseja que saiamos da nossa “zona de conforto” desse mundo e andemos de fé em fé e de glória em glória. Diz as Escrituras que Abraão creu contra a esperança, conforme o que o Senhor tinha lhe dito(Hb 4:18). Diz as Escrituras que não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus(Rm 4:20). Deus não se agrada daqueles que retrocedem ou que ficam “em cima do muro”.

Pois assim diz a palavra de Deus:

“Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38).
Abraão estava certíssimo de que aquele que lhe prometera, ou seja, Deus também era poderoso para fazer. (Hb 4:21).

Deus não somente promete , mas cumpri as suas promessas. Ele é fiel em todas as suas promessas.(Hb 10:23b)

“Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus (2 Cor 1:20)

Diz as Escrituras que palavra nenhuma falhou de todas as boas palavras que o Senhsor falara(Is 21:45).
Muitas vezes as nossas escolhas exigem renunciar algo. Abraão estava pronto para sacrificar seu filho Isaque , mas cria que Deus ira prover o cordeiro. Isso é andar por fé. Em compensação no Novo Testamento o jovem rico queria seguir com fé em Jesus, mas não quis abdicar de sua riqueza.

 Jesus foi bem claro ao dizer: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.(Mt 16:24). Era como se quisesse dizer: “Se você tem fé abdique de sua vida, siga-me e viva a minha”. Pelo menos o jovem rico se decidiu. Ele não coxeou entre dois pensamentos.

A expressão “coxear” significa inclinar-se para um lado e outro, ou seja, firmar passos de uma lado do que o outro. É um coração dividido, que quer viver para Deus e ao mesmo tempo para o mundo.
O povo de Israel vivia uma vida dúbia querendo a Deus, mas também os prazeres que o pecado lhe proporcionava.

E hoje são muitas as pessoas que vivem desse jeito.
Muitos querem Deus, mas não abdicam de sua idolatria , de seus ídolos, que não são especificamente de pedra e madeira como outrora, mas são o poder, a posição social, a aparência e as posses materiais . Seu ídolo pode ser sua ambição, seu egoísmo, sua altivez ou seu pecado oculto.
Ídolo é tudo aquilo que tira Deus do centro. É tudo aquilo que tira Deus do coração do homem.
Porque do coração ?

Jesus disse que é dentro do coração do homem é que procede os pensamentos maus que são: mortes , adultérios, furtos, prostituição, falsos testemunhos e blasfêmias(Mt 15:19).

Você é aquilo que pensa. Salomão diz que aquilo que imagina a sua alma, você será(Pv 23:7).

Há pouco tempo, morreu uma famosa cantora americana, que começou no evangelho , mas escolheu andar por um mundo de fama, poder e reconhecimento humano. Acabou caindo em drogas. Suspeita-se que sua morte foi devida a uma overdose de drogas.

Embora cantasse músicas a respeito de Jesus, e sua alma clamasse por Ele, ela escolheu a quem servir no tempo que viveu aqui.

Tiago diz que aquele que tem ânimo dobre, que fica entre dois pensamentos, é inconstante em todos os seus caminhos (Tg 1:8).

Diz também que a amizade do mundo é inimiga de Deus. Se você é amigo do mundo é INIMIGO DE DEUS. (Tg 4:4).

O próprio Tiago recomenda a largar de uma vida dupla, de uma vida enganosa. Diz o apóstolo :
Achegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.(Tg 4;8).

Por isso, devemos deixar de muitas vezes sermos inconstantes, agitados por ventos desse mundo. Devemos ter um só pensamento que é em Deus.

Paulo diz: Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;(Cl 3:2).

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

Pense nisso ! Deus deseja todo nosso coração. Diz as Escrituras que Espírito que em nós habita tem ciúmes (Tg 4:5)

Por isso, amado, pense bem antes de escolher qual caminho a seguir. Escolha seguir alguém que nunca irá lhe decepcionar. Alguém que “escolheu” morrer você.(Jo 3:16).

Escolha viver para Deus por Cristo. Alguém que escolheu fazer a vontade de Deus. Tenha fé e escolha seguir “sem reservas” a Jesus.

Peça sabedoria a Ele e confie Nele.

Então sua escolha será certa. Como Maria escolha a melhor parte (Lc 10:42).

Faça a sua escolha e fique firme na sua decisão, pois assim diz o Senhor:

“O Senhor conservará em perfeita paz aquele cujo propósito está firme”.( Is 26.3. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário