Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





sexta-feira, 25 de março de 2011

O Pecado

Deus abençoou o sexo entre o casal e deu o DOMÍNIO sobre a Terra. “Deus os abençoou, e lhes disse: ´Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’.” Gênesis 1:28. A palavra “domínio” usada no original hebraico é “radhah” que quer dizer “reinar sobre”. 

Deus não só deu a Terra de presente ao homem, mas pediu a ele e o advertiu a GUARDAR essa Terra. “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Gênesis 2:15. No original hebraico, a palavra usada para “guardar” é “shamar”, que significaGUARDAR CONTRA INTRUSOS”. Deus estava avisando Adão e Eva que haveria um intruso.

Cuidado! Perigo!

Estudamos, no último capítulo, que Lúcifer lançou dúvidas em todo o Universo questionando o caráter divino e que, após sua rebelião, ele foi expulsou do Céu. Mas, por que Deus, ao invés de expulsar Satanás do Céu, não o destruiu?

É que Lúcifer havia lançado dúvidas a respeito do amor de Deus. Se Deus o exterminasse naquela ocasião, a dúvida continuaria por toda a eternidade na mente dos seres criados, pois ninguém conhecia os resultados do mal. Outros obedeceriam a Deus por medo e não por amor!
Deus é Deus de liberdade. Todas as suas criaturas, inclusive Adão e Eva, foram criados com liberdade de escolha. A liberdade oferecida pelo Senhor era tão ampla, que eles poderiam até mesmo rejeitá-Lo, se o desejassem. Assim, com Lúcifer solto, oferecendo-se como segunda opção ao governo de Deus, o Senhor colocou diante deles uma maneira para que eles pudessem exercer seu livre arbítrio: uma árvore no centro do jardim.

A Bíblia revela que Deus se encontrava com o casal todos os dias, na hora do pôr-do-sol (Gênesis 3:8). Deus também os advertiu de que Satanás não tinha vida em si mesmo, por isso, se o escolhessem, perderiam o contato com a Fonte da vida (Deus) e morreriam: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” Gênesis 2:16 e 17.
A curiosidade fez com que Eva se aproximasse da árvore proibida. De repente, ela ouviu uma voz dizendo: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” Gênesis 3:1.Eva deve ter levado um susto. Uma serpente falou com ela, mas serpentes não falam!De onde teria vindo o poder para fazer uma serpente falar? O corpo da serpente foi usado como fantoche por Satanás, que induziu Eva a cometer os mesmos pecados que ele: duvidar da palavra de Deus e tentar ser como Deus. Ele disse à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.” Gênesis 3:4 e 5. Eva, que já estava encantada por ver uma serpente falar, agora se deleita em pensar que poderia ser como Deus.
Eva decidiu contra Deus e Adão também. Os dois pecaram! Essa escolha trouxe terríveis conseqüências. Agora, Satanás teria a oportunidade de mostrar ao Universo como seria o seu domínio. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12.
Adão, o DONO DA TERRA, vendeu para Satanás o presente que Deus havia lhe dado. SATANÁS passou a ser O DONO DA TERRA (ver Lucas 4:6). Jesus reconheceu que Satanás é o “príncipe” deste mundo: “Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo.” João 14:30 ( ver também João12:31 e 16:11).
Depois do pecado, Satanás começou a estabelecer as bases do seu reino. Surgiram doenças, pestes, sofrimentos, mudanças climáticas e mudanças no caráter do ser humano. O apóstolo Paulo disse que nos últimos dias os homens seriam “egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios... cruéis, inimigos do bem... mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.” 2Timóteo 3:1-4.

Muitas pessoas, ao olharem para tanta miséria e tanta injustiça, afirmam que Deus não existe; afinal, se Ele existe, por que Ele permite todas estas coisas? Não sabem que o deus deste mundo não é Deus e, sim, Satanás. Ele é coerente com seu mundo. Isso é o que ele tem a oferecer!
E você, também já questionou: “Então, por que Deus não faz alguma coisa para acabar com tudo isso?”
Eu lhe respondo: Ele fez!
E você pergunta: O quê?
Ele morreu na cruz por nós!
Vamos um pouco atrás: Deus havia advertido que se comessem do fruto, morreriam no mesmo dia.
Os dois pecaram!
Morreram no dia?
Não!
Deus mentiu?
Não!
O próprio Jesus se ofereceu para morrer no lugar do homem!
O Criador se dispôs a pagar o preço da morte por Seus filhos. Assim, Deus não só resolveu o problema do pecado, mas deu a todo o Universo a maior demonstração de amor que pode existir! “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
Não se esqueça que antes de criar o ser humano, Deus sabia que:
    • A humanidade iria pecar;
    • O mundo se tornaria o que se tornou;
    • O coração do homem seria cruel;
    • Ele teria que vir morrer pelo homem;
    • Mesmo morrendo pela humanidade, poucos O aceitariam.
Mas, mesmo sabendo de tudo isto, Deus criou o mundo porque sabia que muitos seriam salvos e teriam a oportunidade da vida eterna.
Jesus, através da Sua morte, venceu o domínio de Satanás. Ele disse: “Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31. A Bíblia complementa: “Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos... Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro...” Apocalipse 12:10 e 11. O domínio de Satanás no mundo só irá durar até que cada ser humano tenha a oportunidade de escolher a Deus ou não. Deus está esperando.
Tenho certeza que, na sua vida, diariamente a história do Éden se repete. Satanás continua misturando a verdade e o erro para enganar você. Ele está “cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo.” Apocalipse 12:12. Mas Deus está à sua procura e lhe pergunta: “Onde você está?”
Quem tem o domínio do seu coração? Jesus está convidando: “Se hoje você ouvir a Minha voz, não endureça o seu coração.” Hebreus 4:7 (adaptado). O mal está com os dias contados e o bem finalmente triunfará. A mancha no paraíso será apagada e nós voltaremos ao lar. Lá não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
 

ESTUDO PESSOAL:

01. Quem esteve presente na criação do nosso planeta? Gên. 1:1, 2, 26; Sal. 104:30 e João 1:1-3 (Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Alguns estudiosos dizem que em Gên. 1:26 Deus teve um diálogo com os anjos. Todavia, isto é impossível, levando-se em conta que (1) anjos são criaturas e não criadores e que (2) a Bíblia ensina que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e não à imagem e semelhança dos anjos. A conversa foi realmente entre as Três Pessoas da Divindade, como podemos ver claramente nos textos supracitados).

02. Como Deus fez o mundo? Gên. 1:1-31 e 2:1-4; Sal. 33:6 e 9; Heb. 1:1-3

      a) Pelo poder de Sua palavra. A Bíblia diz: “no princípio, CRIOU Deus os céus e a Terra” e não “no princípio, EVOLUIRAM os céus e a Terra”...;

      b) Em seis dias literais;

      c) Com um dia da semana (o Sábado) designado para ser um sinal e lembrete desta atividade criativa dEle.

03. Quem foram os primeiros seres humanos criados por Deus? Gên. 1:26, 27; Gên. 3:17 e 20. (Adão e Eva).

04. Antes de Deus criar o mundo e Adão e Eva, o que aconteceu de errado no Céu? Apocalipse 12:7-12. (uma grande rebelião e uma forte batalha entre Cristo e Satanás, entre os anjos fiéis e os anjos infiéis).

05. Depois de expulso para a Terra, o que satanás, usando uma serpente como médium, fez para tentar levar outros a se rebelarem contra Deus? Gên. 3:1-8 (iludiu Eva para que junto com Adão comessem o fruto proibido, rebelando-se assim contra o Criador. Perceba que o casal humano foi criado com a capacidade de fazer as próprias escolhas, o que demonstra que apesar de o diabo ser um tentador, o ser humano tem responsabilidade por suas decisões. Culpar o diabo por nossas escolhas erradas não traz crescimento espiritual).

06. Que graves conseqüências o pecado trouxe para a humanidade? Rom. 5:12; 15-19. (condenação e morte).

07. O que Deus fez para dar ao ser humano uma nova chance? Gên. 3:15 (disponibilizou ao ser humano a Sua graça por meio do plano de salvação. Gên. 3:15 profetiza a vitória de Cristo sobre satanás).

08. Como Jesus e a Bíblia descrevem a missão dEle? Luc. 19:10; 1Tim. 1:15 (buscar e salvar o perdido)

09. Quem pode ser salvo? 1Cor. 1:21; Tia. 1:21; Heb. 7:25 (quem crer no evangelho que for anunciado e se aproximar de Jesus Cristo)

10. O que é esse evangelho? 1Cor. 15:1-4; Mar. 8:31; 1Tim. 1:16 (a boa notícia de que quem crer na morte substituinte e ressurreição de Jesus, será salvo e terá a vida eterna, pela graça de Deus).

11. Por que a graça é importante para mim?

      a) Gál. 1:6 - para que eu seja chamado por Deus, para ser salvo;

      b) 1Ped. 1:3 - para que eu seja regenerado por Deus;

      c) 1Ped. 5:10 - para que eu seja aperfeiçoado e santificado por Deus;

      d) 1Ped. 5:10 - para que eu possa fazer parte da glória eterna de Deus;

      e) Atos 20:32 - para que eu seja edificado ao ler a Bíblia; 

      g) 2Tessalonicenses 2:16 e 17 - para que eu receba socorro, consolo e esperança nos momentos difíceis (ver Heb. 4:16 e Rom. 15:13);

      h) Rom. 1:7; Rom. 5:1; Rom. 14:17 - para que eu tenha paz na minha vida;

      i) 2Tessalonicenses 1:12 - para que eu glorifique a Deus com minha conduta;

12. O que mais a graça faz pelo pecador?
  1. Atos 20:32 – influencia o ser humano a responder ao chamado de Deus;
  2.  
  3. Gál. 1:15-16 – por meio da graça Deus chama os homens para o Seu serviço;
  4.  
  5. 2Tim. 2:25 – conduz o ser humano ao arrependimento;
  6.  
  7. Rom. 12:3; 2 Tessalonicenses 2:16 – concede fé, consolação e esperança;
  8.  
  9. Efésios 2:8 - salva do pecado e da morte eterna;
  10. Tito 2:11-13 – educa o ser humano, preparando-o para que vença os seus defeitos e se torne apto para encontrar a Jesus pessoalmente, quando Ele vier em glória!
13. O que Jesus diz àqueles estão com medo de aceitá-Lo como Salvador? Mat. 10:32 e 33 (“aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai,
que está nos céus”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário