Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





sexta-feira, 25 de março de 2011

A Pedra

É muito importante darmos atenção a alguns detalhes descritos na profecia de Daniel 2:

              Detalhes             
Sobre o reino
Nos versos
“Uma Pedra”
Não faz parte da estátua. É um corpo estranho
34
“Soltou-se”
Vem do Céu
34
 (ver Mateus 24:30)
“Sem auxílio de mãos”
Não existe interferência de seres humanos em seu estabelecimento
34
“Esmigalhou”
“Encheu a terra toda”
Não se soma aos outros, não compartilha de suas experiências passadas
34 e 35
“Estabelecerá um reino que jamais será destruído”
Será eterno
44 e 45
 
A própria Bíblia se explica – basta compararmos texto com texto (Isaías 28:10), sem esquecer o contexto em que tudo foi escrito. Assim, vejamos quem ela diz ser a Pedra: “E a pedra era Cristo.” 1Coríntios 10:4 – RA (ver Atos 4:11).

Em outras palavras, a Pedra que vem do Céu representa Jesus voltando à Terra, para estabelecer um reino eterno. Isso faz muito sentido quando lembramos da Sua promessa: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” João 14:3 – RA.
Veja o que a Bíblia afirma sobre a segunda vinda de Cristo: “Aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória... Assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:30 e 27. Jesus usou a figura de um relâmpago para ensinar que não haverá nada de secreto quando Ele voltar. Todos os que estiverem vivos O verão (Apocalipse 1:7).
Jesus deixou alguma pista sobre a Sua volta? “Os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: ‘Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos’?” Assim como eles, nós também desejamos saber. Entretanto, Cristo advertiu: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” Mateus 24:3 e 36.

A data e a hora, Deus não revelou. Mas Ele sabia que Seus filhos precisam de uma esperança no coração, por isso deixou alguns sinais para sabermos a proximidade de Sua volta.

Revelando os Sinais da Sua Vinda

Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo! e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras... Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. ...muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará... Haverá grandes pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu”. Mateus 24:4-13; Lucas 21:19.
Estes sinais descritos por Jesus podem ser classificados em cinco grupos:
  • SINAIS NO MUNDO FÍSICO - “...haverá terremotos em vários lugares ...as nações estarão em angústia e perplexidade...” Mateus 24:7 e Lucas 21:25.
Alguém poderia dizer: “Sim, mas tudo isso sempre existiu!” Acha mesmo? No século 19, ocorreram 41 grandes terremotos, causando pouco mais de 350 mil mortes. No século 20, houve mais de cem grandes terremotos, provocando a morte de mais de 2 milhões de pessoas.
Segundo a Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA), a temperatura da Terra subiu 1ºC no último século - o suficiente para desequilibrar o mundo natural. Em 2005, houve a temperatura mais alta dos últimos 100 anos. Nesse ano, ocorreram centenas de desastres naturais: 168 INUNDAÇÕES, 69 TORNADOS ou FURACÕES, 22 SECAS e tantos outros. A vida de 154 milhões de pessoas foi transtornada.
  • SINAIS NO MUNDO POLÍTICO - “Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras... Nação se levantará contra nação, e reino contra reino.” Mateus 24:6 e 7.
  Iraque e EUA; israelitas e palestinos; os conflitos no Sudão, Serra Leoa e Taiti...
Embora a guerra esteja presente durante toda a existência da humanidade, a ênfase bíblica é para o AUMENTO NA INCIDÊNCIA desses sinais nos últimos dias. E a evolução das guerras não tem sido apenas em intensidade, pois novas modalidades de combates e ataques têm surgido: guerras intelectuais e biológicas e, também, uma das guerras invisíveis mais temidas de hoje, o TERRORISMO.
  • SINAIS NO MUNDO SOCIAL - “Haverá fomes ...epidemias em vários lugares.” Mateus 24:7 e Lucas 21:11 - RA.
A ONU tem um departamento só para acompanhar a fome no mundo, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Jean Ziegler, eleito em 2000 como o representante especial para o Direito à alimentação, em um relatório anual nas Nações Unidas, apresentou informações mundiais que deixaram todos estarrecidos:
    • A cada sete segundos, uma criança com menos de dez anos morre de fome;
    • Todos os dias, 100.000 pessoas morrem de fome ou de suas conseqüências, e a cada quatro minutos, uma pessoa morre por falta de vitamina A;
    • Em 2001, o número de pessoas com carências alimentares passou de 815 milhões para 840 milhões.
E o que dizer da AIDS? Desde que foi reconhecida pelo Centro Para o Controle de Doenças, de Atlanta, EUA, em 1981, já contaminou 10% da população da África e matou cerca de 20 milhões de pessoas no mundo - de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
  • SINAIS NO MUNDO MORAL - “NOS ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, DESOBEDIENTES AOS PAIS, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, MAIS AMANTES DOS PRAZERES DO QUE AMIGOS DE DEUS.” 2Timóteo 3:1 – 4 (ênfase acrescentada).
            Para confirmar o que Paulo escreveu em sua segunda carta a Timóteo, basta dar uma olhada nos noticiários e ver todos estes sinais se cumprindo.
  • SINAIS NO MUNDO RELIGIOSO - Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam.” “E este evangelho do Reino será pregado a todo mundo, como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:24; Lucas 21:8; Mateus 24:14.
            Falsos profetas realizam sinais para ENGANAR até mesmo os que têm fé. Ligue sua TV e você verá muita gente sendo enganada em nome de Deus. O que está faltando se cumprir? O último sinal predito é a profecia de Jesus, de que o evangelho seria pregado em todo o mundo, antes de Sua volta. Isto está quase se cumprindo, pois o cristianismo é hoje a maior religião do planeta, com 2,1 bilhões de adeptos, em mais de 200 países.
Jesus prometeu que viria uma primeira vez, e veio. Prometeu que iria dar Sua vida, e cumpriu. Ele prometeu que iria ressuscitar, e ressuscitou no terceiro dia. E antes de subir ao Céu, disse que voltaria. O que você acha? Será que o cumprimento daquelas promessas não seria a GARANTIA de que a última – a Segunda Vinda – também se cumprirá? “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’ Amém. Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20.

Enquanto andou nesta Terra, Jesus viveu o amor em sua expressão mais completa. Para Ele, não havia barreiras sociais ou financeiras, pois nada podia impedi-Lo de estar com as pessoas. Como Ele mesmo declarou a Pilatos, pouco antes de morrer: “Meu reino não é deste mundo”. João 18:36. Confesso a você que estou cansado dos reinos deste mundo. Estou cansado da impunidade, da insegurança, da injustiça, do sofrimento e da saudade. Desejo, com todas as minhas forças, viver neste REINO QUE NÃO É DESTE MUNDO.

ESTUDO PESSOAL:

1. Como o ser humano se sente quando está longe das pessoas que ama? Prov. 27:8 (triste, perdido e sem rumo, da mesma forma que um passarinho fica a vaguear longe do seu ninho).

2. Como Deus irá resolver o problema da separação entre as famílias? Heb. 9:28 (através da volta de Jesus)

3. No novo reino de Cristo iremos conhecer os nossos familiares? Luc. 24:36-43; Mat. 8:11. (Sim! O fato de Jesus ter sido reconhecido por Seus discípulos depois de ressuscitado nos mostra que depois da ressurreição as pessoas irão se reconhecer. Outra evidência pode-se ver no fato de Jesus prometer que iria ter uma ceia com os Seus seguidores no reino dos Céus. Os salvos terão uma vida física e não uma existência imaterial).

4. Quando Jesus irá voltar para acabar com a separação? Mat. 24:36; Daniel 12:1-3 (do dia e da hora ninguém sabe. Porém, a Bíblia informa que Ele virá quando terminar a Sua obra Sumo Sacerdotal no Santuário Celestial. Sobre isto estudaremos numa lição posterior)

5. Além de terminar com a separação entre as famílias e amigos, para que virá Jesus?
    a) Heb. 9:28 – concluir o plano de salvação!

    b) 2Ped. 3:10-13 – terminar com o pecado e pecadores que não quiseram ser salvos;

    c) Judas 14 e 15; Mat. 16:27 – exercer juízo e dar a recompensa que cada pessoa merece;

    d) Isa. 26:19; 1Cor. 15:22; 1Tes. 4:16 – ressuscitar os mortos;

    e) 1Cor. 15:51 – transformar os vivos;

    f) Mat. 25:34 – levar os salvos para morar com Ele no Reino Eterno e tornar os sonhos em realidade!

6. De que maneira Jesus irá voltar? 

    a) Mat. 24:30 – aparecerá no Céu, vindo sobre as nuvens;

    b) Mat. 24:31 – acompanhado de todos os anjos;

    c) Mat. 24:27 – de maneira visível como um relâmpago que brilha no céu;

    d) 1Tes. 4:16; Apoc. 6:14 – com muito barulho, pois virá sob o som de trombeta e fará com que os montes e ilhas se movam dos seus lugares!

    e) 1Tes. 5:2 – repentinamente como um ladrão, que vem de surpresa;

    f) Atos 1:9-11pessoalmente, da mesma forma que foi visto ao subir aos céus;

    g) Apoc. 19:12 e 16 – como REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES;

    h) “... Certamente, venho sem demora...” (Palavras de Jesus Cristo em Apocalipse 22:20).

7. Mas Ele não irá arrebatar a igreja secretamente? 1Tes. 4:16 e 17; Luc. 24:27 (o único texto que fala em arrebatamento é considerado pela esposa do Dr. Roland V. Bingham, autor evangélico e editor de Evangelical Christian Cristão, como sendo “o mais ruidoso da Bíblia”. E é verdade. A Bíblia não fala de arrebatamento secreto).

8. Ele não está aqui na Terra aguardando o momento de estabelecer o Seu reino? Apoc. 1:7 (de maneira alguma. Os textos anteriores são claros em dizer que a volta de Cristo será bem visível a todos. Se Cristo estivesse aqui espiritualmente, os mortos já teriam ressuscitado. Apoc. 1:7 diz que “todo olho o verá”. Isto está em harmonia com o restante do mesmo texto, que afirma que “todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele”. Os despreparados só irão se lamentar com a volta dEle porque o verão. Como iriam se lamentar se Ele estivesse aqui de maneira invisível?)

9. Mas, e se alguém disser que conversou com Jesus em algum tipo de encontro espiritual? Mateus 24:24 e 23 (Jesus disse que não é para acreditarmos nisso, pois a vinda dEle será visível a todos, ao mesmo tempo).

10. Como posso saber que Jesus está perto de voltar? Mat. 24 (estando atendo aos sinais que Ele deixou. Se você ler o capítulo 24 de Mateus e 2Tim. 3:1-5, se sentirá como se estivesse vendo um noticiário na TV!

     a) Sinais no mundo natural: Luc. 21:25; Mar. 13:24-26; ApoC. 6:21.

      b) Sinais no mundo religioso: Dan. 7:20-25 – compare com Apoc. 13:3 (ressurgimento do papado); Mat. 24:5, 11, 23-26; Mat. 7:21-23 (confusão religiosa); Apoc. 14:6 e 7 (despertamento religioso); Mat. 24:14 (pregação rápida do evangelho em lugares distantes);

      c) Sinais no comportamento humano: 2Tim. 3:1-5 (declínio moral); Mat. 24:12 (multiplicação dos atos de maldade).

     d) Guerras, fomes, calamidades e surgimento de novas doenças: Mat. 24:6 e 7; Luc. 21:10 e 11;

    e) Perseguição aos cristãos: (Luc. 21:12-19).

11. Qual será a reação das pessoas ao verem Jesus vindo nas nuvens do Céu?



      a) Preparados: ficarão alegres – Isa. 25:9;

      b) Despreparados: ficarão desesperados – Apoc. 6:14-17.

12. Por que Jesus ainda não voltou? 2Ped. 3:9 (porque Ele está dando tempo para que as pessoas que ainda no O aceitaram decidam-se antes que seja tarde demais).

13. De acordo com o Espírito Santo, quando se deve começar o preparo para a volta de Jesus? Heb. 3:7 (HOJE!)

14. Que conselho Jesus dá a todos aqueles que querem ser salvos? Mat. 24:13; Mat. 25:13 (“persevere em Me seguir apesar dos problemas e vigie, pois estou voltando!”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário