Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vai Longe por Deus? Faça o caminho que fez Jesus!

        

           Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Hb10:5-7; Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.E ntão disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Sl 40: 6-8. 
           Se já faz tempo que você é crente, deve ter se esquecido do que significa estar fora da família de Deus. Visite e Ouça as pessoas não crentes, veja seus rostos, aprenda algo e analise quantas conversas você pode manter.

Uma História Verdadeira

          Um grupo de ocidentais com uma visão missionária saiu para uma terra longínqua sem convite, e sem consultar a igreja nacional. Até os crentes locais ficaram desconfiados, e os missionários logo ficaram isolados da comunhão. Por anos eles mantiveram sua própria lingua, cultura, comida e modo de trabalho e de culto. Ainda hoje qualquer um que participa dos cultos de sua igreja se sente um estranho depois de um tempo e vai embora.Triste, mas não surpreendentemente, o trabalho não cresceu muito. Os missionários culpam as pessoas por terem o coração duro. Mas esta é toda a verdade?

1. Jesus, O Missionário de Deus

           Quando o Filho de Deus respondeu ao chamado do Pai, no Salmo 2, e veio ao mundo, Ele cruzou a última barreira cultural. Ele deixou a pureza e perfeição de sua casa no céu para vir ao mundo acometido pelo pecado, enfermidades, orgulho, demônios e pobreza. De que forma Ele veio? Ele veio ao povo judeu como um bebê judeu filho de pais judeus. Jesus escolheu nascer como a maioria das pessoas – pobre – não rico nem religioso ou poderoso. Ele viveu na família de um trabalhador comum e aprendeu sobre as pessoas. Como qualquer pessoa ele conheceu o calor, o frio, a fome e a crueldade romana. 
Quando chegou o tempo de Deus Ele ministrou como judeu ao povo judeu em sua própria língua, respeitando a cultura e costumes judaicos. Ele se identificava tanto com o povo que quando os soldados vieram para prendê-lo, tiveram que apontar qual dos homens era Jesus. Após Sua ressurreição, Jesus treinou pessoas locais comuns e confiando nos amigos, os deixou para que fizessem o trabalho. Você pode Notar A Diferença? As pessoas na primeira história trouxeram o amor de Deus, mas esperavam que as pessoas entrassem em sua cultura. Quando Jesus trouxe o amor de Deus, ele completamente entrou em nossa cultura para nos ganhar para o céu.

  
2. A Cultura é Uma Barreira ou um Condutor?


          O que é cultura? É um estilo de vida integrado de idioma, hábitos, costumes e organização social que atribui identidade e distinção às pessoas. A Cultura se refere a comportamento, linguagem corporal, relacionamentos e saudações. É a maneira como o povo fala, come, se veste, trabalha, canta, se diverte e realiza seus negócios.Você pode observar uma cultura na arquitetura, edifícios religiosos e nos sistemas de governo, de educação e de justiça. Você pode observar a cultura através do respeito ou da falta dele às autoridades e nas atitudes quanto à privacidade e ao tempo.

A Cultura É Boa ou Má?

          Gênesis 11: 1-9 e todo o Capítulo 10 nos mostra que a cultura originou-se em Deus, que espalhou os homens em nações, e por séculos desde então ela tem evoluído. Hoje Jesus nos envia para fazermos discípulos de cada etnia, ou grupo cultural e no último dia as pessoas de cada cultura adorarão ao redor do trono de Deus. A Cultura é uma grande condutora do evangelho, e não uma barreira. Por quê? Porque uma vez que os primeiros moradores recebem a Cristo, podem então levar as boas novas para seu povo da maneira que possam melhor entender. Como Jesus, os missionários podem sair e apoiar os moradores. 
3. Bons Missionários Sempre Fazem Adaptações
          O Amor pelas pessoas é acompanhado de uma grande mudança no relacionamento com elas. Devemos tomar cuidado se pensamos que conhecemos muito! A mensagem do evangelho nunca muda, mas as formas de apresentá-lo devem ser adaptadas, senão ninguém entenderá porque estamos ali e o que estamos tentando dizer.
              Para vermos conversões a Cristo e abandono da idolatria deve haver:

Bom Relacionamento, entre nós e as pessoas.
Comunicação de nossa mensagem.
Compreensão pelas pessoas, "Sim, isto significa o mesmo para você e para mim."
Transformação da vida dos novos crentes para confirmar a verdadeira conversão.
Parceria no evangelho. 

4. A Chave Número Um É ‘Visão do Mundo’

          Uma visão do mundo de uma pessoa é como um homem ou uma mulher vêem Deus, eles mesmos e a eternidade. A conversão e a transformação devem acontecer aqui, antes que a cultura comece vagarosamente a adaptar-se a palavra de Deus. Depois que falarmos às pessoas para as quais somos chamados, devemos ser pacientes para entendermos como elas vêem a vida. A visão do mundo delas poderá ser religiosa e envolva Deus ou deuses, ou poderá ser secular como o ateísmo Marxista. A partir deste fundamento, procedem as suas crenças, práticas e valores, bons ou maus.

5. Paulo Agiu Certo E Nós Também Podemos!

          Em I Tessalonicenses 1 e 2 lemos como um povo pagão abandonou os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Paulo diz que o evangelho chegou a eles não somente com palavras, assim vamos aprender 3 coisas que também foram importantes.

Testemunho Que Trouxe Bom Relacionamento.

Eles viram pelo menos 12 qualidades na vida de Paulo, assim eles o imitaram, e até aceitaram o sofrimento. 2:3-8; 10-12.

Comunicação e Compreensão

Eles aceitaram e compreenderam a mensagem o suficiente para abandonar os ídolos, 1.9

O Método de Paulo Realizar Seu Ministério

Ele trabalhava para viver assim como eles, 2.9
Ele ministrava no poder do Espírito Santo, 1.5.

         Nos anos de 1700 os missionários morávios também entravam nas colônias de leprosos para ficarem leprosos para ganharem leprosos e se tornavam escravos para ganhar escravos. Hoje nas Filipinas, missionários escolheram viver entre os pobres para ganhá-los para Cristo.
          Deus está te chamando meu irmão para ganhar almas para Cristo, o momento é agora. Por isso Diz Desperta, Tú que dormes. e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Ef 5.14. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário